sábado, 5 de novembro de 2016

Chromebook funciona com modem 3G ou 4G?

Sim, o Chromebook é compatível com modem de internet móvel (3G ou 4G). O aspecto negativo é que apenas os dispositivos fabricados pela Huawei são compatíveis. O lado bom é que é fácil encontrar aparelhos desse fabricante, seja novo em uma operadora por exemplo, ou usado, no Mercado Livre ou OLX por exemplo. 

Testei a conexão com um modem 3G Huawei E303C que peguei anos atrás na Vivo. O dispositivo funcionou corretamente. A experiência de uso esteve dentro daquilo que se espera de uma internet móvel a moda brasileira, que sabemos não ser muito boa, mas o suficiente para não nos deixarmos tão dependente de uma conexão Wi-Fi.
A configuração do modem foi simples, se é que houve configuração. Na verdade foi até mais simples do que no Windows e sem aqueles add-ons chatos que a Vivo coloca no software de instalação do modem. Bastou plugar o dispositivo em uma porta USB e ele já foi reconhecido, bem como a rede da Vivo em poucos segundos. Ao desativar o Wi-Fi o Chromebook se conectou automaticamente à rede móvel. 

Como o modem é desbloqueado tentei utilizá-lo com o chip da TIM, mas não deu certo por falta daquelas configurações de rede da TIM e que não são pré-instaladas no modem, que carrega obviamente apenas as da Vivo. Mas justiça seja feita, até no Windows é um exercício de paciência configurar o modem para funcionar com os chips de outras operadoras. Além disso, a configuração fica salva apenas no discador de cada computador e não no modem. Então a cada instalação do modem em um novo computador, uma nova configuração é necessária 

O lado bom é que ao que me parece a configuração do modem para que o mesmo aceite o chip da TIM também pode ser feito no ChromeOS. Porém, assim como no Windows, é um exercício de paciência, razão pela qual eu não fui em frente. 

Tentei utilizar um modem 4G com Wi-Fi da D-Link, o DWR-910, esses que a Vivo está distribuindo atualmente. Contudo não funcionou via USB como o modem da Huawei. O ponto positivo deste modem ao ser conectado a uma porta USB gera uma rede Wi-Fi e a este tipo de rede o Chromebook se conecta com a força do pensamento. Na verdade não, mas é de forma bem simples é verdade. Sendo assim, utilize um modem como este em seu USB para alimentá-lo com eletricidade e se conecte de fato via wireless. 


***





***
O Chromebook funciona modem 3G
O Chromebook aceita modem Huaweii
O ChromeOS aceita modem
Modens 3G incompatíveis com Chromebook
Marca de modens que funciona no Chromebook

Um comentário:

  1. Excelentes informações e iniciativa de criar esse espaço para usuários do chromebook.

    ResponderExcluir