quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Como instalar uma impressora no Chromebook?

A instalação de uma impressora no Chromebook ocorre de forma diferente. E como ele é um sistema baseado em nuvem na verdade a instalação não é feita em seu dispositivo e sim em sua conta no Google Cloud Print.  Mas independente disso, você conseguirá imprimir todos os seus documentos na impressora da sua casa ou escritório, e o melhor, sem programas que inicializam com o sistema, ocupando espaço e tornando esta inicialização mais lenta.

Como o Chromebook é feito para ser um computador auxiliar, o Google parte do pressuposto que você continuará tendo o seu computador Linux, Mac, Windows, enfim, aquele para o qual o fabricante da nave espacial que você chama de impressora criou um drive. É aí que entra a "instalação" da impressora no Chromebook, pois você precisará do computador norma tradicional para isto. 

Primeiro instale a impressora/multifuncional em seu computador tradicional conforme o fabricante recomendou, conectando USB, colocando unidade de disco, baixando o driver na internet, etc.

Após esta etapa ser concluída instale o Google Chrome, caso você não o tenha, e faça o login em sua conta do Gmail no navegador. Sim, você também precisa de uma conta do Gmail, inclusive para operar o Chromebook.

Depois acesse o Google Cloud Print no computador convencional, faça login e escolha adicionar impressora. Todas as impressoras instaladas naquele equipamento serão reconhecidas pelo Google Chrome e você poderá escolher quais você irá adicionar ao Cloud Print. Feito isto, elas serão copiadas em poucos segundos para a sua conta do Cloud Print.

Quando precisar imprimir algo em seu Chromebook, basta clicar em imprimir ou dar o comando Ctrl + P. O Chromebook vai acessar automaticamente sua conta do Cloud Print e como se a impressora estivesse instalada em seu equipamento, você poderá selecionar em qual você deseja imprimir, qualidade da impressão, número de cópias, frente e verso, etc, como no computador com Windows.

Se seu Chromebook estiver conectado na mesma rede Wifi que sua impressora, esta impressão ocorrerá de modo automático. Caso contrário, uma cópia digital do arquivo ficará salva em seu Cloud Print, bastando você acessá-lo em outro computador, caso a impressora seja via USB por exemplo, e de lá mandar imprimir o arquivo.

Lembrando, o Cloud Print também é compatível com Android e iOS, além do próprio navegador Chrome para outros sistemas operacionais. O processo de instalação e de impressão a partir destes dispositivos é o mesmo, portanto.


Instalando o Google Cloud Print
Instalando uma impressora no Chromebook
Instalando uma impressora no ChromeOS
Impressoras compatíveis com o ChromeOS
Impressora em nuvem do Google
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário