sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Existe anti-vírus para o Chromebook?

Não existem anti-vírus para o Chromebook como AVG e Avast. No entanto isto não quer dizer que seu equipamento está vulnerável. A verdade é que a maioria dos vírus existentes no mundo são criados para atacar as falhas do Windows, afinal ele está em 90% dos computadores. E isto não quer dizer que o Windows seja mais perigoso do que os outros sistemas operacionais. 

Na verdade, a Microsoft vem se esforçando para torná-lo mais seguro e boa parte das pragas que atacam seu computador estão relacionadas aos seus descuidos de usuário. Eu mesmo nem utilizo mais anti-vírus em meus computadores Windows, ou melhor, já me contentei com o tal do Windows Defender. 

Além disso, as regras de segurança a serem seguidas ao se abrir um link qualquer precisam ser tomadas em todos os equipamentos. E pasmem, ontem uma porcaria de extensão se instalou em meu ChromeOS e me deu uns 5 ou 6 minutos de dor de cabeça, até o momento que consegui removê-la. Falarei mais dela em outra postagem. 

Ou seja, as pragas eletrônicas existem em todos os sistemas operacionais, inclusive no ChromeOS, que está menos sujeito a elas por ter um share (participação de mercado) menor do que o Windows. Também pelo fato das atualizações constantes feita pelo Google terem como objetivo também aumentar a segurança. Por isso, é possível dizer que um Chromebook, mesmo sem anti-vírus é um computador seguro.



***
Anti-vírus para ChromeOS
AVG no ChromeOS
Avast no ChromeOS
ChromeOS não precisa de anti-vírus

Nenhum comentário:

Postar um comentário